quinta-feira, 31 de julho de 2008

JUSTIFICATIVA CULTURAL

A Cidade do Rio Grande, essencialmente Lusa por sua colonização, trás desde o berço a fé católica como herança de seus fundadores e antepassados. Nasceu sob a proteção da Sagrada Família de Nazaré, como Forte Jesus, Maria e José. Seus heróis, Almirante Tamandaré - Patrono da Marinha do Brasil, Marcílio Dias e outros, foram batizados na Catedral Católica de São Pedro, Padroeiro do Estado do Rio Grande do Sul, e mais antigo prédio do Estado. Outros grandes vultos de nossa história encontram-se lá sepultados.
O amor e a fé do povo brasileiro na proteção da Mãe de Deus é inquestionável, sob tantos títulos é por nosso povo invocada e festejada.
O povo português, tem especial devoção a invocação de Maria sob o título de Nossa Senhora de Fátima, que em 1917 apareceu aos três pastorinhos naquela localidade de Fátima em Portugal.
A imagem peregrina que visita todas as Comunidades, Escolas, Industrias, Hospitais, Meios de Comunicação, Prefeitura, Câmara de Vereadores e outras forças vivas do Município do Rio Grande, é uma das primeiras imagens de Fátima a chegar em terras brasileiras. Sendo esculpida em madeira com fina camada de gesso, foi considerada obra de arte e tendo-se conseguido que deixasse a Europa, entrou milagrosamente na cidade do Rio Grande.

Da mesma forma a belíssima imagem que é carregada com amor pelo povo riograndino no dia da Romaria veio também de Fátima, em Portugal, para lembrar seus filhos pescadores, agricultores, empresários, etc., da importância de cultivar a Fé herdada dos pais, o Amor sobre o qual se deve construir qualquer civilização e a Esperança que nos faz olhar para frente com otimismo, na certeza da vitória do Bem sobre toda forma de mal.
Ainda, celebrando a Romaria de Fátima, após a missa, uma Praça de Alimentação proporciona aos romeiros a oportunidade de permanecer no Centro de Eventos de nossa cidade e assistir a shows de artistas e bandas locais, de conhecer o artesanato feito em nossas Comunidades sob a coordenação da Cáritas na forma de "Economia Popular e Solidária".
Após a missa da tarde, é dada a bênção da saúde com a imposição das mãos, e em seguida a Imagem volta para o Santuário de Fátima em Procissão Motorizada.
Temos a pretenção de, aproveitando este momento de entrelaçamento cultural, entre Rio Grande e a cidade co-irmã de São Carlos no Uruguai, fazer também desta Romaria, mais um meio de congraçamento e aproximação com nossos irmãos uruguaios, através da Diocese vizinha de São Fernando do Maldonado.

Nenhum comentário: